Seguidores

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Rolo de carne com salsichas frescas


Mais um rolo de carne que vi num blog (?) há pouco tempo. Simples, rápido e muito bom. Foi um dos pratos que fiz para a festa do filhote. Os miúdos adoraram!
E fiz assim:
Na carne picada juntei alho picado finamente, salsa, sal e um ovo para ligar bem. Dei-lhe o formato de um rolo, abri-o ao meio e coloquei lá dentro fatias de bacon e salsichas frescas enroladas em queijo fatiado. Fechei bem o rolo. Foi para o forno com umas nozes de manteiga e barrado com mostarda. Ah, e um fio de azeite por cima!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mousse de Chocolate



Hum!!! Este chocolate ainda acaba por me matar(!!!) ou engordar, pois o que não mata... Fiz esta mousse para a festa dos anos do meu filhote mais novo.
E fiz assim:
Derreti em banho-maria 250 gr de chocolate preto de culinária juntamente com 125 gr de margarina. Fui mexendo bem para unir e deitei também um pouquinho de vinho da Madeira. Podem juntar whisky, vinho do Porto ou outra bebida...
Na batedeira deitei 125 gr de açúcar e 5 gemas. Depois de bem batidas, acrescentei em fio o chocolate derretido. No fim, envolvi as claras em castelo.
Frigorífico com ela! Fica durinha com eu gosto!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Patê de atum e alho

Quatro ingredientes juntos que resultam num patê muito bom. Com umas tostinhas a acompanhar...
E fiz assim:
Desfiz com um garfo o atum (uma lata), juntei-lhe maionese, alho picado e salsa. Misturei bem. Foi para o frigorífico.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cogumelos Gratinados



Uma entrada esplêndida e muito rápida de se fazer! Fica uma delícia e em 15 minutos está pronta.
E fiz assim:
Tirei o "tronco" aos cogumelos, lavei-os muito bem, coloquei-os num pirex. Temperei-os com sal, pimenta, nós-moscada e salsa em folhas. Reguei com um fio de azeite. Espalhei por cima queijo parmesão ralado (na verdade foi uma mistura de 4 queijos) e foi ao forno 10 m. Servi quente.
Está pronto!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Bolo de iogurte com chocolate




Sempre que posso costumo fazer um bolinho nos fins de semana, na esperança que ele vá durando a semana toda, ou quase toda... Lol!!!
Este é o célebre bolo de iogurte ao qual se junta um pouco de chocolate em pó...
Muito simples!  Gostoso para uma tarde de Domingo com uma chuvinha nada convidativa a um passeio...
E fiz assim:
Bati 4 ovos inteiros com 2 medidas (do copo do iogurte) de açúcar. Acrescentei 1 copo de óleo, 1 iogurte de fruta e, por fim, 3 copos de farinha à qual juntei 1 colh. de chá de fermento e 2 colh. sopa rasas de chocolate em pó e um pouco de raspa de casca de laranja.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bolo de Fubá

Vi aqui neste blog este bolinho e pensei: é isto que me está a apetecer! Levantei-me e passado 10m aqui estou a postar a delícia que está no forno. A foto vem daqui a meia hora... e o cheirinho é só para mim!
E fiz assim:
Bati muito bem 4 ovos inteiros com 2 copos de açúcar. Juntei 1 copo de óleo e 1 copo de sumo de tangerina (não tinha laranjas cá em casa!|). Juntei cá fora 1 copo de farinha de milho com 1 copo de farinha de trigo e 1 colh. de sopa de fermento. Fui deitando, aos poucos, na mistura anterior. Ah, e uma pitada de sal!
Untei um tabuleiro e foi ao forno durante +- 35 minutos, a 180 graus

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bolo de Curgete e Noz



Este bolinho é muito bom e fofo. Levei-o para uma festa de uns amigos que fizeram anos recentemente. Coloquei-o num tabuleiro para o poder cortar aos quadrados e polvilhei-o com açúcar cristal para ficar com um aspecto melhor...
E fiz assim:
Bati 3 ovos com 2 copos de açúcar muito bem. Juntei 1/2 copo de óleo. Fui juntando, aos poucos, 1 1/2 curgete pequena ralada, 1 colh. chá de essência de baunilha. Em 3 copos de farinha envolvi 2 colh. chá de bicarbonato, 1 de fermento, 2  de canela e casca ralada de 1 limão. Juntei à massa. No final envolvi 100 gr de nozes moídas. Foi para o forno a 180 graus por, mais ou menos, 35 minutos.